Golpe da troca de maquininha de Cartão. Como identificar?
Entenda como esse tipo de fraude pode acontecer e confira dicas valiosas para evitar esse tipo de situação no seu negócio.
Frequentemente ocorrem vários golpes envolvendo maquininhas de cartões e ter atenção nem sempre é o suficiente. É importante entender como essas fraudes funcionam para que você, lojista, tome as providências necessárias para evitar fraudes e perdas financeiras no seu negócio ou com alguém que você conhece.
O golpe da troca de maquininha de cartão é um crime que consiste na substituição da maquininha de cartão de um estabelecimento comercial por uma maquininha de cartão (POS) adulterada.
Como é a maquininha de cartão do golpe?
Os criminosos identificam o modelo de maquininha de cartão (POS) que o estabelecimento comercial utiliza e adquire uma igual. Geralmente, os autores do crime usam documentos de terceiros para solicitar a maquininha de cartão (POS) diretamente com operadoras e abrir Contas Correntes para receber os valores das transações.
Basicamente, os criminosos adulteram partes da maquininha de cartão (POS), geralmente modificam o visor do dispositivo. Assim, o valor total da venda não fica visível para o cliente. Isto é, o cliente do estabelecimento comercial acredita que está pagando o valor correto, mas acaba sendo lesado e precisa tomar outras providências para recuperar o dinheiro.
Como identificar a fraude no seu negócio?
Identificar uma fraude com maquininha de cartão (POS) não é tão simples, pois diferentemente da maioria dos golpes, a maquininha de cartão (POS) exibe os números, mas não por completo. Portanto, é necessário, antes de tudo, ficar atento e desconfiar.
O operador de caixa deve sempre olhar bem para a maquininha de cartão (POS), verificar se não há qualquer tipo de anomalia na tela e se ela aparenta estar em boas condições.
Todavia, em alguns casos não é possível identificar a fraude. Por isso, sempre que realizar um pagamento na maquininha de cartão, o operador deve conferir o extrato no aplicativo do seu banco. Deste modo, o operador de caixa pode instantaneamente questionar a pessoa ou estabelecimento e solicitar o cancelamento da operação. Mas, sabemos que na prática essa rotina é morosa, principalmente se o fluxo de pessoas no estabelecimento comercial for grande.
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