top of page

Golpe da troca de maquininha de Cartão. Como identificar?


factorysi_golpe_da_troca_de_maquinha_cartao_como_identificar


Entenda como esse tipo de fraude pode acontecer e confira dicas valiosas para evitar esse tipo de situação no seu negócio.


Frequentemente ocorrem vários golpes envolvendo maquininhas de cartões e ter atenção nem sempre é o suficiente. É importante entender como essas fraudes funcionam para que você, lojista, tome as providências necessárias para evitar fraudes e perdas financeiras no seu negócio ou com alguém que você conhece.

O golpe da troca de maquininha de cartão é um crime que consiste na substituição da maquininha de cartão de um estabelecimento comercial por uma maquininha de cartão (POS) adulterada.


Como é a maquininha de cartão do golpe?


Os criminosos identificam o modelo de maquininha de cartão (POS) que o estabelecimento comercial utiliza e adquire uma igual. Geralmente, os autores do crime usam documentos de terceiros para solicitar a maquininha de cartão (POS) diretamente com operadoras e abrir Contas Correntes para receber os valores das transações.

Basicamente, os criminosos adulteram partes da maquininha de cartão (POS), geralmente modificam o visor do dispositivo. Assim, o valor total da venda não fica visível para o cliente. Isto é, o cliente do estabelecimento comercial acredita que está pagando o valor correto, mas acaba sendo lesado e precisa tomar outras providências para recuperar o dinheiro.


Como identificar a fraude no seu negócio?


Identificar uma fraude com maquininha de cartão (POS) não é tão simples, pois diferentemente da maioria dos golpes, a maquininha de cartão (POS) exibe os números, mas não por completo. Portanto, é necessário, antes de tudo, ficar atento e desconfiar.

O operador de caixa deve sempre olhar bem para a maquininha de cartão (POS), verificar se não há qualquer tipo de anomalia na tela e se ela aparenta estar em boas condições.

Todavia, em alguns casos não é possível identificar a fraude. Por isso, sempre que realizar um pagamento na maquininha de cartão, o operador deve conferir o extrato no aplicativo do seu banco. Deste modo, o operador de caixa pode instantaneamente questionar a pessoa ou estabelecimento e solicitar o cancelamento da operação. Mas, sabemos que na prática essa rotina é morosa, principalmente se o fluxo de pessoas no estabelecimento comercial for grande.


FactorySI New


13 visualizações0 comentário

Descubra a solução FactorySI para seu Ambiente

Mais FactorySI

Nunca perca uma atualização

Obrigado por enviar!

bottom of page